sexta-feira, 29 de setembro de 2017

"Cores e Sabores"

Pela manhã fazíamos uma alimentação reforçada antes de seguir o roteiro que havíamos traçado para o dia.
Esses roteiros tinham uma sequência e certa lógica mas não nos obrigava segui-lo a risca.

Caminhávamos muito e o nosso almoço ficava para o final da tarde.
 Antes havia uma paragem, aproveitávamos o momento para um café, um sorvete ou para variar mais uma cerveja, importante era relaxar e conversar... sem pressa.

Alguns restaurantes entramos por indicação dos sites  e blogs de viagem e outros por curiosidade e fome.
E a fome era tanta que muitas vezes deixamos de fotografar nossos pratos para devorá-los imediatamente, mas tudo bem fazia parte.

Quanto as cervejas foram muitos copos e canecos e devo admitir que eles podem sim ter muito orgulho delas pois são maravilhosas, não sei se é a água que ajuda ou o processo que utilizam para fabricá-las, só posso afirmar que são excelentes.

Ressalto as cores e os sabores do Mercadão de Viena, que coisa mais linda !!! De dar água na boca !

Nos rendeu muitas e muitas fotos, impossível não registrar.



















































NA  ZDRAVÍ !!!!!


quinta-feira, 28 de setembro de 2017

"Diário de Viagem II - Transportes"

Vou procurar não me estender muito, falarei do transporte de um modo geral, mesmo porque tudo o que vivenciei nas cidades por onde passamos foi muito parecido, mas antes gostaria de falar sobre o avião.
Já tinha ouvido falar que a classe econômica era apertado, só não imaginei o quanto de desconfortável seriam aquelas dez horas penduradas no ar, mas vamos largar mão de ser chata e reclamona pra falar dos meios de transporte que usamos nas cidades por onde passamos.

Que vergonha do meu país !!!!

Não conhecia a Europa, foi minha primeira vez e estou falando apenas do que vi na Alemanha e Áustria.
A malha ferroviária de metrôs e trens é imensa, percorre a cidade inteira, muitos trens elétricos caminham pela superfície e os ônibus urbanos são muito bons e conservados.
Os bilhetes são vendidos em caixas eletrônicos e validados  em pequenas máquinas posicionadas na entrada das estações, lembrando que os bilhetes são válidos por 24 horas e para turistas, um pouco mais caro, validados por até 72 horas.

Aí vem a surpresa : não há catraca, não há cobrador e o condutor faz apenas o serviço dele, ou seja, não há cobrança.
Ninguém burla, se aproveita ou engana a fiscalização que acontece vez por outra quando o fiscal entra no trem e pede para ver o seu bilhete.

Entram nos transportes públicos sem nenhuma dificuldade cadeirantes, bicicletas, carrinhos de bebê, malas com rodinhas.....e os cães, isso mesmo, fiquei encantada com os cães.

As calçadas são compartilhadas entre ciclistas e pedestres, tudo muito bem sinalizado, todos se respeitam.

Difícil não fazer comparações, lamento e fico muito triste em constatar que o problema do nosso país não é apenas a corrupção, a educação deixa muito a desejar. Que pena!!!

Bem!!!! Deixo aqui alguns registros dos transportes que utilizamos:




Detalhe para a permissão de cães.
Carro alugado.
Interior do "Tram"

Silvia de Lambretinha só que não.
Bicicletário dentro da estação central.
Cãozinho e seu dono dentro do trem.


Silvia de bicicleta só que não.
Transporte sobre trilho: Tram.

Até mais !














quarta-feira, 27 de setembro de 2017

"Diário de Viagem I - Estadias "


Sobre onde ficamos na nossa viagem para Alemanha e Áustria.
Primeiro devo dizer que quem fez o roteiro da viagem e escolheu nossas estadias foi minha nora Aline, e só pra constar, essa experiência foi vivida a três, eu, Aline e meu filho Fernando.
E não é que ela acertou em cheio em todas as escolhas, cada lugar que nos abrigou foi uma surpresa boa, o que nem sempre acontece na maioria das viagens, acho que tivemos muita sorte.

BERLIM - ALEMANHA

Em Berlim ficamos num apartamento localizado próximo ao centro, com acesso fácil a todo tipo de transporte, com ajuda do mapa da cidade a aos recursos do celular, foi muito fácil conhecer uma parte dessa metrópole gigantesca.
O apartamento foi contratado pelo Airbnb e não poderia ser melhor, atendeu as nossas expectativas, além de ser bem mais barato que um hotel, tivemos a oportunidade de ir ao mercado, fazer compras, cozinhar, vivenciamos o cotidiano dos moradores locais e economizamos para fazer passeios pagos e saborear as comidas típicas do país.














PARADA em DRESDEN - ALEMANHA

De Berlim para Praga-República Tcheca fizemos a viagem de trem, um percurso que leva aproximadamente quatro horas.
No meio do caminho desembarcamos na cidade alemã de Dresden.
Ficamos encantados, parecia que estávamos num filme medieval.
Essa cidade foi oitenta por cento destruída na segunda grande guerra e depois reconstruída, percebemos isso pela tonalidade de suas paredes centenárias, um lugar cheio de história.
Valeu muito a paragem.
Retomamos o trem a tardinha para prosseguir a viagem, lembrando que usamos o mesmo bilhete.
Aliás trocar de país na Europa é prazeroso e o custo baixíssimo.
 

PRAGA-REPÚBLICA TCHECA

Quando desembarcamos na estação de Praga fomos recebidos pela nossa anfitriã que nos deu uma carona até o apartamento que iríamos ficar.
Outra agradável surpresa. Super aconchegante e bem equipado, com uma localização excelente, fizemos o trajeto até o centro histórico a pé, sem dizer que Praga foi de longe o meu lugar preferido.
Acho que tudo contribuiu, fizemos a troca das moedas apelidadas por mim de "estalecas". Fiz uma comparação com o euro e concluí que o custo da cidade é baixo, até fizemos algumas extravagâncias.
Lembrando que o airbnb ajuda muito no sentido de economizar, afinal não precisamos de mordomias e sim um lugar bom pra descansar e um bom chuveiro para relaxar.


VIENA - ÁUSTRIA

É! a privacidade ficou relativamente comprometida, mas não foi de todo mal.
Em Viena nos hospedamos num "Hostel", o quarto era bem grande e arejado com um banheiro.
Haviam dois beliches, como estávamos em três por duas vezes tivemos companhias diferentes, a primeira foi com um rapaz norte americano e a segunda vez com uma australiana, ambos muito jovens e super comunicativos.
Gostei muito desta experiência também, só lastimei o fato de não falar inglês, poderia ter me comunicado melhor para conhecer de fato as pessoas.
A cidade é grandiosa, mesmo assim fizemos muitos passeios a pé, pois novamente estávamos muito bem localizados.
 
 GOSAU - ÁUSTRIA

Em Viena alugamos um carro para prosseguir a viagem, estávamos agora à caminho do interior para conhecermos Hallsttat.
Nos hospedamos em Gosau, numa pousada com características tipicamente alemã, uma graça de lugar, não esperávamos tanta mordomia, dois quartos enormes, cozinha, sala e um banheiro com uma banheira magnífica.
Pegamos um frio de 5°C, engraçado que frio na Europa é só do lado de fora, em todos os lugares os ambientes são climatizados, parece que até o chão é quentinho.
Fiquei olhando aquelas montanhas gigantescas e imaginando-as com neve, deve ser um espetáculo maravilhoso da natureza.
Nunca pensei que fosse dizer isso, mas amei aquele friozinho gostoso.




PARADA em HALLSTATT

Como disse anteriormente nossa hospedagem foi em Gosau mas o nosso objetivo era conhecer Hallstatt o que de fato aconteceu. Passamos o dia nessa cidade encantada um verdadeiro conto de fadas.

SALZBURG - ÁUSTRIA

Ainda na mordomia passeando de carro pela Europa chegamos em Salzburg.
De longe, melhor hospedagem, fomos recebidos pelos donos um casal super amável e gentil.
O apartamento com acomodações modernas e tecnológicas, super bem equipado, a localização não era próxima ao centro, mas em compensação obtivemos todas as dicas para nos locomovermos pela cidade. E que cidade !!!! Histórica, Cultural, maravilhosa !!!
Além de oferecer excelentes acomodações e um café da manhã pra lá de especial o preço da nossa estadia foi um dos mais baratos. Valeu muito a pena e novamente Aline estava de parabéns. Até aqui muita mas muita sorte mesmo.












MUNIQUE - ALEMANHA

Estávamos no final da nossa jornada, entregamos o carro em Salzburg na Áustria, pois se fossemos de carro até Munique o valor do aluguel iria triplicar pelo fato de mudarmos de país, por isso achamos melhor economizar.
Assim chegamos ao nosso destino de trem.
Desta vez ficamos hospedados efetivamente num hotel, e devo confessar que houve uma pequena decepção. Primeiro porque pagamos muito caro pela nossa estadia pois segundo Aline não havia muitas opções, todos os hotéis da cidade estavam com suas reservas preenchidas pelo fato de estarmos justamente na época de uma festa tradicional alemã a Oktoberfest.
O hotel não era ruim, mas pra quem esteve desfrutando de espaço até o momento, foi mesmo difícil encarar.
Tanto que não houve fotos.
Por isso encerro esse relato com a seguinte dica: Não se iludam com as "mordomias de um hotel" a menos que você tenha condições de pagar um cinco estrelas, do contrário dê preferência ao Airbnb, pode ter certeza sua experiência vai ser mais proveitosa além do que, como já disse antes, poderá economizar para otimizar o seu dinheiro com passeios e restaurantes que vão te dizer muito mais sobre o lugar que você escolheu pra conhecer.

Existem sites excelentes dando dicas de viagem, como o "viagemnaviagem" do Ricardo.
 Aqui apenas aproveitei o espaço para deixar registrado o que eu vivi, se servir pra alguém ótimo.

Até !!!

Porque tem mais....