quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

"Pré Natal Pré Tristeza"

Esta época de natal já não é uma época muito boa para "sentimentos", principalmente quando eles afloram sem a gente mesmo querer.

Não sei medir o meu grau de tristeza e melancolia, mas sei enumerar as razões que me fizeram estar assim, melancólica, triste, pensativa...

Foram algumas sucessões de acontecimentos.

Primeiro não me sai da cabeça a imagem da geladeira vazia e a precariedade da casa do meu tio, irmão de minha mãe, me bateu uma tristeza sabe, uma vontade de fazer algo para ajudar, e estamos fazendo, mas isto não diminui a tristeza em assistir a decadência de um ser humano tão próximo da gente. Ele se faz de coitado ? Sim. Ele não faz nada pra se ajudar ? Sim. A sua realidade é fruto das suas escolhas no passado? Sim. Mas o que adianta apontar, julgar e condenar ? Já foi e é tão triste ! O mínimo que podemos fazer é tentar amenizar só um pouquinho tanta miséria e tanto desamparo.
Daí logo em seguida, nesses tempos de confraternização, você se depara com outra situação totalmente oposta, um apartamento de 300m² com uma decoração que mais parece cenário de novela de tão lindo. Qual a lógica ? uns com tanto e outros com quase nada ? De verdade não sei se precisa de lógica, é tão fácil falar que a vida é assim, só me bate aquela tristeza sabe ?
Outra coisa, mandei um cartão de natal para um amigo muito querido, ele me agradeceu e tudo, fiquei feliz mas me bateu tristeza também, não sei explicar, acho que eu só sei sentir, e eu sinto tanto, muito mais do que deveria sentir, muito mais do que consigo explicar, ele foi educado, e eu ? Eu pra variar um pouquinho mais sincera e direta que tudo. Daí fico triste comigo porque sempre acho que erro a mão. Deixa pra lá não é mesmo ?!
Ontem foi dia dezessete, aniversário de casamento, e sabe o que aconteceu ? Pela primeira vez na minha vida eu esqueci, juro não lembrei, sabia que era dezessete que a conta do celular vencia, mas por nenhum momento me ocorreu que era a data do nosso casamento, a ficha só caiu hoje cedo na hora de tomar o meu café, nunca sequer sonhei que isso um dia poderia acontecer, ainda mais uma pessoa como eu tão ligada em datas, e aconteceu, daí meu amigo, foi outra chapoletada pra me ver abatida e mais triste ainda, porque se eu não lembrei mais alguém também não lembrou, mas isto não é novidade, ele nunca se ligou em data.
E só pra fechar esse grau de tristeza ao qual me encontro, esta madrugada, lá pelas tantas, ele caiu, fez um barulhão ao lado da cama, acordei assustada e lá estava ele tentando se levantar, como caiu ? por que caiu ? o que sentiu não soube explicar, eu só sei que está difícil, já disse antes que não diria mais "tá difícil" e que não iria mais me lamentar, mas hoje sabe ? Acho que estou incontrolável.
Ah dona tristeza ! quando é que a senhora vai embora ?! Tô precisando me refazer, me reinventar.
Quando será que vai dar ?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário