quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

"O Vendedor de Sonhos"

Terminei de ler o livro "O Vendedor de Sonhos" de Augusto Cury (Pausa, respirando fundo).

Então....

Explicações :

Primeiro não escolhi este livro para ler, ele me veio de viés, me perguntaram se eu tinha o livro na estante e não, não tinha, daí me comprometi em arrumar, procurei em algumas livrarias e não encontrei, parti para Internet, e pasmem, também não tinha, estava esgotado. Apelei para o plano B, achar o livro de segunda mão, achei, comprei, chegou.

Com o livro em mãos bateu a curiosidade em ler, afinal um livro tão difícil de achar deve ser mesmo muito bom.

Logo de cara analisando a capa a contracapa vasculhando o livro pelas adjacências achei estranho não ter a Biografia do autor, mas.... sei lá ! Não quis ser tão exigente, me desarmei e comecei a leitura (suspiro).

Livro fácil, vocabulário acessível, história.... bem ! Difícil fazer uma crítica, aliás quem sou eu para criticar ? Não tenho formação acadêmica, leio bem menos do que gostaria, me atrapalho pra caramba na hora de me expressar, mesmo assim vou dar meu parecer e não vou encarar como uma crítica mas como me senti ao término da leitura.

Algumas coisas me incomodaram bastante, a mesmice da narrativa, aquela receitinha básica do politicamente e moralmente correto, nada me surpreendeu, continuo com a mesma sensação, livros de auto ajuda não me ajuda ao contrário me desanima, empobrece, fico me questionando por que sou diferente dessa maioria (enfatizado na capa do livro : 7 milhões de exemplares vendidos só no Brasil).

Será que me sentiria mais normal se fosse igual a todo mundo ?!

E o que dizer do último capítulo com duas páginas dedicadas aos agradecimentos ?!
Pessoas de todas as esferas, políticos, religiosos, ambientalistas, todas com certo grau de poder e influenciadoras também, quero dizer que tudo que se pregou ao longo do livro, toda aquela mensagem linda e maravilhosa caiu por terra.

É ! Livro de autoajuda ajuda aquele que o escreve, sem sombra de dúvida.

Mas.... não vamos reclamar não né ?! Toda leitura é válida, porque toda leitura nos faz pensar.

Me comprometi em 2020 ler pelo menos um livro por mês, "O Vendedor de Sonhos" foi o primeiro e já escolhi o segundo, quando terminá-lo de ler darei o meu parecer ( sem spoiler rsrsrsss) depois eu conto que livro foi.
Janeiro 2020




Um comentário:

  1. Não falo sua língua, não sei o que escreveu, pode até estar me ofendendo, mas de verdade estou feliz que o meu texto chegou até aí. Grata !

    ResponderExcluir