sábado, 23 de janeiro de 2021

"Quem Vive ? Quem Morre ?"

 Todas as vezes que meu celular anunciava uma mensagem de voz para dar notícias da Lena meu coração vinha na boca e, mesmo hesitante e com medo, abria e ouvia a mensagem. As notícias nunca foram boas, oscilava entre o grave e o gravíssimo, um dia a febre passava no outro a febre voltava, me sentia aflita e mesmo rezando era difícil acreditar que ela fosse conseguir sair desta. Ontem recebi a notícia que tanto temia, a Lena morreu por complicações do Covid-19.... Difícil.... moça nova, com uma filhinha de nove anos.... complicado... triste... desolador....

Não entendo como funciona esta doença, alguns não apresentam sintomas, outros algo leve, outros internação e outros entubação. É o quê ?! Uma loteria ?! Se livra quem tem mais sorte ou quem tem mais assistência ?!

Não consigo acreditar que os desígnios de Deus era fazer morrer tanta gente...

Falam de algumas medicações precoces que funciona para uns mas não funciona para todos, falam de uma alimentação saudável e exercícios físicos para ativar nossos anticorpos mas, fato é que morre quem se cuida também, ou seja, ninguém sabe de nada.

Conheço pessoas que tiveram a doença e se recuperaram, acontece que todas elas tiveram assistência, seja de um familiar que cuidou muito bem cuidado ou um convênio médico bom com quarto particular e doutores dentro da família. Sorte ?! Assistência ?!!

O que eu sei é que a Lena não teve a mesma sorte, nem a mesma assistência, não teve quem cuidasse dela em casa, não teve quem a aconselhasse, foi se consultar no SUS com uma médica Clínica Geral que mandou fazer o teste que ficava pronto em 72 horas enquanto tratava seus sintomas como uma gripe forte, quando piorou não havia leito disponível perto de casa sendo transferida para o Hospital de Parelheiros no extremo da zona sul da cidade de São Paulo. Lá ficou internada com mais trinta aos cuidados de minguados médicos e enfermeiros exaustos que não conseguem dar conta de tantos pacientes em estado grave.... é assim que as pessoas estão morrendo, nesta loteria injusta.

Quem vive ? Quem morre ?

Difícil... Desolador.... Desumano !  

Nenhum comentário:

Postar um comentário