terça-feira, 4 de junho de 2019

"Dupla Cidadania"

Quer saber como se tira dupla cidadania ? Vou explicar :
Primeiro- Tenha a sorte do seu irmão mais novo se casar com uma advogada esperta e competente, ela vai te dar a direção burocrática "da coisa".
Segundo- Arrume dois sacos, um cheio de dinheiro e o outro vazio para encher com a sua paciência.
Pronto, agora vou te dar o caminho das pedras, se é que serei capaz de lhe explicar.
Então vamos nos situar, se você é filho direto de pais portugueses, ótimo, meio caminho andado, se você é neto "a coisa" já complica um pouquinho, mas tudo se arranja, calma, não se desespere.
Primeiro, você precisa ir até o cartório onde seus pais portugueses se casaram e requerer a certidão de casamento "apostilada de inteiro teor" (guarde bem este termo), vou usá-lo repetidas vezes, mas, preste atenção, se os seus pais portugueses tiverem se casado em Portugal, fica ainda mais fácil pois tu podes requerer no cartório de lá, tudo bem que vais pagar em euros e ficará elas por elas, mas as vantagens da rapidez serão inúmeras.
Ok. Continuando, precisas agora da sua certidão de nascimento "apostilada de inteiro teor", não sei, por que cargas d'água doamos nossa certidão de nascimento quando nos casamos ? Queria que alguém me explicasse a razão, quero dizer que deixamos de ser quem somos para nos tornarmos outra pessoa, é isso ? Nascemos de novo quando casamos ?! Absurdo ! Tá na lei e assim é a vida... sem divagações, continuando, lembra do seu casamento ? então, aquela certidão do seu casamento também deve ser "apostilada de inteiro teor", bem, só aí temos três documentos certo ? Pensa que acabou ? Acabou não ! Provavelmente você precisará de uma advogada lusitana, uma que corra por você pelos cartórios da Santa Terrinha e para isso óbvio vais precisar de uma procuração, pra falar a verdade são três com conteúdos diferentes e muito específicos e acredite se quiser, as três procurações deverão ser o quê ?! Adivinha ?! "Apostiladas de inteiro teor"e com firma reconhecida, ou seja, todo e qualquer tipo de documento deve ter estas condições para ter validade no exterior. Seu passaporte também deve seguir com esses documentos mas pra ele basta uma cópia simples com autenticação e firma reconhecida.
Vamos falar dos custos e da viabilidade, cada certidão "apostilada de inteiro teor" tem o custo de aproximadamente cento e oitenta reais e vou deixar pra você fazer essa conta, assim te assustas mais tarde, e, detalhe, demora cinco dias para ficarem prontas, daí sugiro que calcules também o tamanho da sua pressa, se estiveres na urgência como eu as vezes chorar as pitangas dá certo mas na maioria das vezes não, por isso não conte com a sorte muito menos com seu charme.
Agora me pergunta o que entendo de tudo isso ?! Lhufas ! Não entendo absolutamente nada, estou descobrindo na prática e repassando na intenção de ajudar.
Agora pra quê tudo isso ? Para tirar a tal da dupla cidadania, para ter os mesmos direitos que qualquer cidadão dos dois países tem. Ótimo!
Quem pode se beneficiar ? Primeiro você lógico ! Depois estendendo aos seus filhos, quando o parente direto no caso você filho consegue a dupla cidadania fica mais fácil para seus descendentes conseguirem logo em seguida certo ?! Só não me pergunte os custos pois vou me atualizar, estou na condição de neta e toda essa correria danada esta sendo em nome de minha mãe, que é filha, quando chegar a minha vez prometo que atualizo.
Bem é isso aí, conforme as coisas forem acontecendo vou registrando e olha que tem coisa pra acontecer, hoje foi só o começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário