quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

"Cidadania Portuguesa" - Intenções

 Vou chamar o post de "Cidadania Portuguesa" e haverão muitos até que o processo seja finalizado.

Começo hoje com minhas intenções.

Tenho planos de voltar para Portugal em 2025 e gostaria muito de poder chegar lá como cidadã local mas para isto preciso tirar minha cidadania portuguesa e hoje do nada me deu um estalo para planejar o primeiro passo. Não vou omitir que estou sendo auxiliada por meu irmão e minha cunhada advogada que lá vivem, é uma luz e, é sempre bom termos um direcionamento mais assertivo. 

Meu objetivo é deixar registrado aqui no blog as fases de todo o processo mencionando inclusive seus custos, quem sabe eu possa ser a luz de alguém que assim como eu deseja muito esta dupla cidadania, lembrando apenas que minha cidade é São Paulo para você ter um parâmetro, tudo bem ?!

Então é isso !

Até mais !

Darei notícias !

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

"Pertencimento"

 O que nos faz ser quem somos ?

Nossos pais ?

Nossa casa ?

Nosso bairro ?

Nossos dotes ?

Os lugares que frequentamos ?

Nossos relacionamentos ?

Nossos desafetos ?

Onde e como vivemos ?

Com quem e onde estudamos ?

O curso que nos deu o diploma ?

Os lugares que trabalhamos ?

Nossos amigos de infância ?

Nossos amigos atuais ?

Os relacionamentos que não deram certo ?

Nosso cônjuge ?

Estado Civil ?

Nosso país ?

Nossa língua ?

Enfim...


....pessoa, lugar, situação, momento sempre nos fará referência, a gente querendo ou não.

Agora eu pergunto :

"Se me conheces que Silvia eu sou pra você ?!"


domingo, 25 de fevereiro de 2024

"Primeira Semana do Desafio"

 Yesssssss !

Cumpri a primeira semana do desafio !

Sabe aquela história da endorfina liberar seretonina ?! Pois é ! Sabia na teoria mas desconhecia na prática... que sensação maravilhosa ! O aeróbico está fazendo isso com meu corpo, o ritmo dos exercícios é bem acelerado daí não sobra muito tempo pra você ficar divagando e, a gente sua e como sua, a toalhinha fica molhada de suor mas, o melhor de tudo vem depois de finalizado os exercícios, vem um gás, uma energia, uma felicidade que toma conta do nosso humor e, acredite, ela perdura, ontem peguei aquele temporal sem guarda-chuva e foi tão bom sentir a chuva molhar meu corpo, andei pela rua sorrindo com os pés encharcados...ascendi literalmente...em todos os cinco sentidos...

Ah, é regra do desafio a pesagem semanal, sabe quanto perdi ?! Nada, nothing, nem uma grama, achei até que a balança pudesse estar desregulada mas qual !!! Pensei "não perdi mas também não ganhei"

Sigo firme e forte no Desafio.

Semana que vem trarei mais notícias, até lá !

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

"Crônica do Pássaro de Corda" - Haruki Murakami

Minhas impressões sobre o segundo livro do ano

Ando encantada pelos escritores asiáticos, talvez  pela curiosidade em saber um pouco mais dessa cultura tão diferente da nossa.

Bem, é o meu primeiro livro de Haruki Murakami e de cara sua narrativa me prendeu,  a história é um tanto surreal, tudo começa dentro de uma certa normalidade, Toru Okada, um jovem casado e sem filhos leva uma vida banal em Tóquio até o sumiço de seu gato, a partir daí começa a se envolver com personagens estranhos, transformando seu cotidiano em algo digno de sonho. O livro é uma mistura entre o real e o imaginário,  e de certa forma o que nos prende é o perfil psicológico dos personagens, a cada situação inusitada fiquei me perguntando qual a profundidade e qual a relação com os fatos reais? Aquilo aconteceu ou foram devaneios ?!  O que mais me impressionou foram as narrativas pesadas sobre a atuação do Japão na Segunda Guerra Mundial, a invasão da Manchúria, os crimes de guerra, enfim o autor descreve cenas cruéis, tão cruéis quanto as narradas em "Herdeiras do Mar" e isto me impressionou bastante. Conforme a narrativa vai se desenrolando a curiosidade em descobrir o desfecho da história só vai aumentando, são 767 páginas de muitas perguntas com respostas nem sempre condizentes ou coerentes, pensando melhor  talvez seja este o propósito do autor, nos instigar a leitura.


Acho que não sei dizer mais coisas sobre um livro tão instigante, as vezes é melhor sentir do que falar....O livro é muito bom, não sei se é o melhor de Haruki Murakami mas fiquei feliz em conhecê-lo.









 ***este cabeção aqui precisa ler mais pra entender melhor as coisas deste mundo....

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

"Desafio do Emagrecimento"

 Quando soube do desafio fiquei empolgada, fui até a professora e perguntei "como faço pra participar ?" ela me respondeu "é só deixar o nome", e lá deixei.

Na sexta-feira fui novamente em sua direção e desabafei..."estou insegura, como vai ser? eu sei que são três vezes por semana, que não se pode faltar, que os exercícios são iguais para todos, que a duração será de dois meses e quem não seguir as regras cai fora, ok mas, como vai ser para todo mundo ? meu limite é diferente do outro, haverá congestionamento nos aparelhos ? e esse aeróbico ? não faço esteira e aí ?!" ela sorriu tranquila e me mostrou as "fichas", duas séries :A e B, sete exercícios ao todo pra cada uma e, detalhe a maioria sem aparelhos, portanto sem congestionamento, intercalados a cada série de exercício (eu disse a cada série) um aeróbico de um minuto, esteira, bicicleta ou estepe, você escolhe, começa na segunda.

Segunda-feira 19 de fevereiro começo do desafio.

E lá vou eu, procuro minha ficha, confiro os exercícios e ganho de brinde/incentivo uma toalhinha de algodão pra enxugar o suor, sorrio e agradeço (nunca precisei de toalhinha) primeiro exercício: flexão de braço, ok sei o que é mas será que  eu consigo?! Consegue. Aí fui pegando o ritmo e agilizando, exercício-bicicleta, exercício- bicicleta, exercício-bicicleta....fim do primeiro dia quarenta minutos de pauleira, toalha molhada, sensação de vitória.

Mas por que estou fazendo isso ?!!

Os amigos da natação me diz "você não é gorda, não precisa participar do desafio"

Então vamos lá, como eu me vejo: Sou o que chamo de "falsa magra", pareço mas não sou, ou pelo menos não me sinto magra mas também não é questão de sentir, a balança me diz "três quilos além do peso normal", é muito ?! não, não é mas, se eu não reverter agora, três podem virar seis e assim sucessivamente...sou doida ?! tenho desvio de imagem ?! algo parecido com algum transtorno ?! Não. É só o que é e o que é é o que vejo, mas o problema também não é esse, gosto de desafios, de testar os meus limites e o desafio do emagrecimento é um desafio, só que....não sei se vou dar conta do recado e não é falta de força de vontade pois estou bem focada, o problema é o meu bendito joelho, sinto-o me incomodar e tenho medo, medo da minha condição física piorar e me ver obrigada a pedir arrego, quero muito ir até o final, se vou perder peso ou não por hora é irrelevante mas o meu objetivo mesmo e ir até o fim.

Musiquinha..."meu joelho dói...."

catso do padre ignácio ! cadê o *flexive ?!


*pomada anti-inflamatória.



sábado, 17 de fevereiro de 2024

"Pensando em Você"

 Ontem recebi uma mensagem no meu celular, um áudio de uma música inédita e a letra da mesma, nada além disso, nem um "oi" ou "como vai você", nada, não me surpreende tal atitude, é assim que nos comunicamos e, raramente nos comunicamos e sei que é assim que tem que ser.

Ouvi a música...é estranho quando ouço uma música pela primeira vez, fico tentando analisar a letra, o ritmo, a interpretação, o todo, faço meus primeiros julgamentos mas não me convenço de nada, dou um tempo e ouço-a pela segunda vez, e desta vez me deixo levar pela emoção, aí os critérios são outros, menos exigentes mais acolhedores.

Respondi-lhe : "Que composição mais linda ##! Mais uma vez parabéns !!! Obrigada por compartilhar !!! Vou ouvir mais vezes com certeza ! Parabéns (emojis de palmas) **Fui bem sincera na minha resposta e bem contida também, nem um "oi" ou "como vai você". 

Hoje pela manhã ouvi a mesma música mais algumas vezes e fiquei pensando em muitas coisas e, uma delas em lhe escrever dizendo o que realmente penso. A vontade foi tanta que me fez chegar aqui no blog, precisava externar, então se eu tivesse que escrever-lhe eu lhe diria :

Oi tudo bem ? Como você está ?

"Esta música foi feita pra você ou pra mim ?! A letra, embora se refira a uma segunda pessoa diz muito mais sobre a primeira...E por falar em você... Amores não correspondidos povoam a nossa mente em tempo integral, parece que vivemos em função de pensar na pessoa que nem faz conta que a gente existe e existimos e insistimos em nos dedicar a tais pensamentos, em tudo o que poderia ter sido se fossemos correspondidos, vivi isso a minha vida inteira "pensando em você" e por falar em você, é verdade que estes pensamentos nos inspiram e nos confortam, amar alguém é prazeroso, nem sempre colorido mas é o que nos mantém vivos e ativos, talvez uma esperança de que um dia as coisas se acertem ou que algo novo aconteça para nos tirar deste transe, ou não, amores não correspondidos são perfeitos, não tem defeitos por isso são eternos, inquebrantáveis...mas não vou lhe dar conselhos quanto a isto, mesmo porque sou um péssimo exemplo. Não desejo seu mal mas sinto uma pontinha de felicidade por esta pessoa ter lhe despertado tais frustrações, talvez, você saiba agora o que muitas vezes senti. Se pôr no lugar do outro é muito mais que empatia quando vivenciamos a mesma situação, é literalmente sentir na pele...bem, mas há outras coisas que quero lhe dizer...não é justo consigo desperdiçar o seu talento, há tantas composições suas de muita qualidade e valor, você pode não acreditar mas sou bem rigorosa e imparcial nos meus julgamentos, e se tivesse que lhe dar um conselho diria para focar em divulgar o seu trabalho, mas pra isso é preciso dedicação e persistência e algo está faltando, sim, mesmo que você tenha mil explicações e que se justifique dizendo que estou errada, que tem muita gente do ramo que conhece e reconhece o seu trabalho eu lhe digo :"tá faltando alguma coisa e se você não consegue ver isso, será difícil achar uma resposta que só você pode dar". Gostaria muito que uma de suas músicas viralizasse, que fosse visto e compartilhado por milhares de pessoas e que que depois todo o seu trabalho fosse enfim reconhecido...talvez o seu ego inchasse e nunca mais fosses o mesmo, enfim  tudo tem o seu preço. Então é isso meu amigo, tudo isso pra dizer que me importo com sua saúde física e mental, priorize o que te faz bem sem deixar de se importar com as pessoas que estão presentes e lembre-se  "O amor deve ser construído " ** Faço minha as palavras dela.

 Beijos."

Escrever me fez sentir melhor, que bom ter o blog !