Ando encantada pelos escritores asiáticos, talvez pela curiosidade em saber um pouco mais dessa cultura tão diferente da nossa.
Bem, é o meu primeiro livro de Haruki Murakami e de cara sua narrativa me prendeu, a história é um tanto surreal, tudo começa dentro de uma certa normalidade, Toru Okada, um jovem casado e sem filhos leva uma vida banal em Tóquio até o sumiço de seu gato, a partir daí começa a se envolver com personagens estranhos, transformando seu cotidiano em algo digno de sonho. O livro é uma mistura entre o real e o imaginário, e de certa forma o que nos prende é o perfil psicológico dos personagens, a cada situação inusitada fiquei me perguntando qual a profundidade e qual a relação com os fatos reais? Aquilo aconteceu ou foram devaneios ?! O que mais me impressionou foram as narrativas pesadas sobre a atuação do Japão na Segunda Guerra Mundial, a invasão da Manchúria, os crimes de guerra, enfim o autor descreve cenas cruéis, tão cruéis quanto as narradas em "Herdeiras do Mar" e isto me impressionou bastante. Conforme a narrativa vai se desenrolando a curiosidade em descobrir o desfecho da história só vai aumentando, são 767 páginas de muitas perguntas com respostas nem sempre condizentes ou coerentes, pensando melhor talvez seja este o propósito do autor, nos instigar a leitura.
Acho que não sei dizer mais coisas sobre um livro tão instigante, as vezes é melhor sentir do que falar....O livro é muito bom, não sei se é o melhor de Haruki Murakami mas fiquei feliz em conhecê-lo.
***este cabeção aqui precisa ler mais pra entender melhor as coisas deste mundo....
Nenhum comentário:
Postar um comentário