Finalizei o livro ontem a noite, coisa rara de se acontecer pois a leitura no período noturno me provoca uma imensa vontade de dormir, mas a história me envolveu de tal maneira que acabei devorando o livro de aproximadamente 500 páginas em poucos dias.
O livro conta a saga de uma família de imigrantes coreanos no Japão no início dos anos de 1900.
A figura central é Sunja uma jovem coreana que em sua terra natal engravida de um forasteiro rico e é salva da desonra pela bondade de um jovem pastor que está de passagem pelo seu vilarejo. Os dois se casam e se mudam para o Japão, país próspero mas que trata os imigrantes coreanos com muita hostilidade.
A história então se desenrola por quatro gerações através de seus descendentes, familiares e amigos, que, juntos, apresentam vários aspectos da cultura, dos costumes, das religiões e das guerras. Os personagens são complexos e passionais, o romance percorre desde as paisagens das ilhas sul coreanas às ruas dos mercados e as prestigiadas Universidades no Japão, percorrendo o submundo do crime nos salões de apostas japoneses, "Pachinko".
Meu parecer....
Não é o primeiro livro de autor asiático que leio e mesmo assim pouco me familiarizo com seus costumes, tão diferente dos nossos, por vezes, nós ocidentais, carregamos o pré conceito de que os orientais são todos iguais devido as peculiaridades de suas características físicas mas quando nos aprofundamos numa leitura como esta percebemos o quanto estamos enganados. São povos diferentes com usos e costumes que diferem entre si, mas olhando de fora com uma visão voltada para o ocidente, digo, o que os aproxima é a mesma conduta de orgulho e honra exercida com tanta obstinação à ponto de uma única escolha interferir no destino de seus descendentes.
Daí eu penso...... a nossa vida, essa que levamos hoje, é reflexo ou consequência das nossas escolhas, fato.
Bem, é um livro cuja história nos envolve desmistificando nossos conceitos ou pré conceitos dentro de um assunto tão atual, a Xenofobia, levantando questões sobre "Identidade", "Pátria" e "Pertencimento".
Além de ser uma grande história de amor, Pachinco" é um tributo aos sacrifícios, à ambição, à lealdade de milhares de estrangeiros desterrados.
Leiam o livro ! É uma excelente leitura !
Nenhum comentário:
Postar um comentário