terça-feira, 11 de janeiro de 2022

A História da Família "Coelho" - Parte VII

 Ocasião em que Daia (vó Felicidade) é apresentada a Família de Zé Coelho- Belo Horizonte- MG


Tanto Zequinha quanto Virgílio (meu pai) foram registrados no Cartório Civil do Distrito de Conselheiro Mata, região localizada a 30 km de Diamantina - Minas Gerais.

Quando os meninos já estavam relativamente grandinhos Zé Coelho resolveu voltar a Belo Horizonte pois havia notícias que Sá Donana, sua mãe, estava muito doente.

Este retorno proporcionou a dona Felicidade e seus filhos conhecerem seus sogros e os filhos adolescentes do primeiro casamento de Zé Coelho com a falecida Balduína.

Infelizmente não há registros desse encontro.

Sá Donana veio a falecer na ocasião em que lá estavam e Zé Coelho fez questão de pagar as custas do enterro da mãe disponibilizando o único dinheiro que possuíam, proveniente de umas poucas gramas de ouro que havia negociado antes da viagem.

Era importante pra ele sentir-se por cima, mesmo se endividando e não tendo condições financeiras suficientes para fazê-lo. Quando o dinheiro acabou a família resolveu voltar para Conselheiro Mata e continuar no garimpo só que desta vez Zé Coelho levou consigo os dois filhos adolescentes, João e Manuel, afim de que ambos lhe ajudassem a garimpar; a filha mais velha Antalha se negou a acompanhar o pai preferindo manter-se em Belo Horizonte aos cuidados das tias.

Dona Felicidade fez o que pôde para acolher bem os meninos mas os conflitos familiares estavam presentes principalmente na animosidade entre pai e filhos.

Certo dia Zé Coelho implicou com a aparência de Manuel, o filho mais rebelde, obrigando-o a se barbear este, por sua vez, enfrentou a autoridade do pai e depois de uma séria e calorosa discussão Manuel decidiu sair de casa. Abandonou a família, caiu no mundo e ninguém, nunca mais, teve notícias dele.


Eis alguns registros que datam a época dos fatos :


Seu Virgílio Coelho (avô) segurando Antalha, a menina loira, João ao centro e no canto esquerdo da foto o caçula Manuel, os três filhos do casamento de Zé Coelho com Balduína.








Os Irmãos : à esquerda João Coelho (tio João), ao centro meu pai, Virgílio Coelho Neto e José Oliveira Coelho Júnior (tio Zequinha), à direita.













Dona Felicidade (Daia), primeira em pé á direita.


Um comentário: