sábado, 15 de janeiro de 2022

A História da Família "Coelho" - Parte X

 A  casa em que tio Salvador morava com a família situada na rua da Meação era composta por várias casinhas geminadas que abrigavam outras tantas famílias. Na sua fachada havia uma espécie de portal em forma de arco, de onde se avistava a rua Ana Camacho, antiga rua Caetanos. Mesmo com poucos cômodos tio Salvador abrigou a família da irmã até que estes tivessem condições de se mudarem.

Naquela época poucas ruas eram asfaltadas, os terrenos eram, muitas vezes, divididos com cercas de madeira, lembravam pequenas chácaras com suas hortas e árvores frutíferas.

 Os meus bisavós maternos, dona Emília e seu Manuel Massorano eram proprietários de uma quadra que ocupava duas ruas : a Rua Batista da Costa até a Rua Ana Camacho, neste terreno foram construídas, com muito esforço, suas casas de alvenaria  e outras pequenas moradias para futuros inquilinos. 

E foi numa dessas casinhas de aluguel que Zé Coelho se instalou com a família, tudo muito rústico e precário; do porão se fez o quarto, do lado de fora o banheiro e embaixo da escada uma minúscula cozinha.

Os meninos, Zequinha com quatorze anos de idade e Virgílio com doze anos começaram a trabalhar numa fábrica de fiação, emprego arranjado por tio Salvador, já dona Felicidade fez da costura sua profissão, enquanto isso Zé Coelho se ocupava com a política, trabalhando esporadicamente como cabo eleitoral em ano de eleições.

 Algumas fotos antigas, extraídas da Internet, que remontam o cenário da época :

Fachada do Antigo Cine Vitória - Água Rasa

Rua de paralelepípedo travessa da Av. Álvaro Ramos - Água Rasa

Vila Formosa começo do século XX

Rua de Paralelepípedo Água Rasa

Fachada, ainda existente, do Castelinho na rua Água Rasa

Entrada, acesso pela Av. Álvaro Ramos, do Cemitério da Quarta Parada

Ônibus Antigo sentido "Cidade" como era chamado o Centro de São Paulo



..........continua.........









Nenhum comentário:

Postar um comentário