sábado, 29 de janeiro de 2022

"As Doenças do Brasil" - Valter Hugo Mãe

 Li o livro.

Quando o ganhei fiquei feliz por ser de um dos meus autores preferidos.

Sempre gostei muito das histórias do Valter mas o título deste livro em especial me incomodou bastante, tive quase certeza de que o livro me decepcionaria.

Pensei... como pode um escritor estrangeiro falar sobre "as doenças do Brasil" intuindo que no caso "doenças" não se referia propriamente as enfermidades e sim a um contexto sócio- político-econômico.

Resolvi então pular o prefácio, nada nem ninguém iria mudar as minhas impressões.

Comecei a leitura.

A princípio fiquei confusa com a narrativa, a estrutura da escrita diferia da normalidade e foi difícil entender o seu propósito até que o meu cérebro se alinhou com a história e as coisas passaram a fazer mais sentido.

O romance é simples.... conta a história da tribo dos Abaeté. Uma índia é estuprada por um branco e gera um filho mestiço,Honra, este é imagem e semelhança de seu progenitor mas seu sangue, seus costumes e suas crenças são da tribo dos Abaeté e quando jovem sai em busca de vingança acompanhado do amigo/irmão Meio da Noite.

Então o que me impressionou no livro ?

Sem dúvida nenhuma a genialidade do autor, a história é simples mas a maneira em que é contada fez toda a diferença nas minhas impressões.

Ao final o próprio Valter se explica e tudo se clareia ainda mais.

Findo o livro li o prefácio e concluí que fiz bem em não começar por ele, mas isto é uma decisão de cada um.

Quanto a minha avaliação posso dizer que o livro é simples(mente) surpreendente pela sua narrativa, valeu muito a leitura e continuo admirando ainda mais este autor.

Valter Hugo Mãe é um "génio".




Nenhum comentário:

Postar um comentário