A História da Mina de Cristal e a Vinda da Família Coelho para São Paulo
Esta fase que narrarei a seguir se compõe de fatos imprecisos porém não menos verdadeiros.
Instalados em Conselheiro Mata - Distrito de Diamantina MG, Zé Coelho continuou no garimpo com a ajuda do filho João, mas não por muito tempo pois na idade de servir o exército brasileiro o jovem rapaz retornou a Belo Horizonte para fazer o seu alistamento e cumprir com serviço militar obrigatório.
Zequinha e Virgílio ainda pequenos permaneceram ao lado da mãe e foram alfabetizados no Grupo Escolar da pequena cidade, contudo não há registros que tenham concluído o Curso Primário.
Dona Felicidade por sua vez manteve a família com o ofício de costureira. Na época costurava "Batinas" para os padres, vestidos de noiva, ternos para casamentos e vestimentas mais simples em geral.
Também foi nesta ocasião que Zé Coelho perdeu a chance de melhorar a situação financeira de toda família. As voltas com o garimpo descobriu sozinho uma mina de cristal mas, a euforia do achado foi tão grande que, a caminho de casa em uma de suas paragens bebeu um pouco demais e falou o que não devia.
A notícia do achado se espalhou feito pavio de pólvora, quando retornou a mina de cristal o local já havia sido tomado pela exploração desenfreada de muitos garimpeiros.
Em meio a todos estes acontecimentos dona Felicidade fica sabendo do paradeiro de seu irmão, há possibilidades deles terem se comunicado através de uma carta onde Salvador dizia estar casado com três filhos e vivendo na cidade de São Paulo - SP.
Desiludido com o Garimpo e incentivado por Salvador, Zé Coelho, dona Felicidade e os dois filhos Zequinha e Virgílio se mudam para São Paulo em busca de oportunidades e melhores condições de vida.
.........continua.........
Nenhum comentário:
Postar um comentário