quinta-feira, 21 de maio de 2020

"Dignidade e Compromisso"

Em tempos de pandemia por conta das lojas estarem fechadas tenho comprado algumas coisas pela internet e todas chegam no prazo sem nenhuma novidade, algumas compras foram realizadas por puro impulso e com certeza terei que trocá-las quando as lojas reabrirem, mas isto são questões rotineiras que de verdade não me aborrece nem me preocupa só que ontem aconteceu algo que me deixou deveras chateada.

Estava chegando do banco prestes a acionar o controle do portão quando percebi um rapaz numa moto estacionada na calçada do vizinho, como vivemos numa cidade onde tudo acontece esperei um pouco para entrar na garagem, entrei, fechei o portão, desci do carro e ouvi - "dona Silvia ?"  me virei e respondi - "sim", era o rapaz da entrega de uma mercadoria que comprei pela internet, muito sem jeito ele foi me explicando que havia perdido o meu pacote, questionei como aquilo poderia ter ocorrido e ele não soube explicar, talvez tenha caído da mochila ou alguém tenha furtado num momento de distração, fiquei perplexa e indaguei como ficaria a situação, ainda muito constrangido me pediu que confirmasse o recebimento da mercadoria para que pudesse dar continuidade nas suas entregas e que mais tarde me ressarciria o valor da referida compra, fiquei muito na dúvida se era certo ou não sua proposta, sugeri que avisasse a loja do ocorrido mas me pediu encarecidamente que não o fizesse pois correria o risco de ficar sem o emprego. Na hora achei tão difícil decidir mas a insistência foi tanta que acabei cedendo assinei o recebimento de uma compra que de fato não recebi e o rapaz foi embora. Me senti tão mal, não pelo suposto prejuízo mas pela situação em si, ele fez questão de anotar o número do meu celular e deixar o dele. Não acreditei que de fato retornasse mas me enganei, mais tarde ele voltou com o dinheiro, se desculpou mais uma vez me deixando completamente sem ação, talvez aquele valor lhe fizesse falta então quis devolver-lhe a quantia mas já em cima da moto se recusou a aceitar pedindo mil desculpas e me agradecendo o fato de não reclamar sobre o ocorrido. Parada com o dinheiro na mão me senti péssima afinal por um momento havia desconfiado do rapaz que ao contrário do que pensei teve dignidade de reparar sua falha sabe-se lá com que dificuldade para fazê-lo.


Obs. Na foto do seu contato via whatsaap havia duas crianças muito pequenas abraçadinhas e a mensagem seguia com as desculpas, isto me deixou pensativa e muito mais do que chateada, triste.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário