sábado, 30 de maio de 2020

"Inteligência Emocional"

Eu não sei o que é de fato mas antes de procurar saber me proponho dentro das minhas limitadas suposições  fazer um breve conceito.

Bom, vamos começar com inteligência que é o oposto de burrice e ignorância, ser inteligente é ter domínio de alguns assuntos embasado em conhecimento profundo mas também pode ser a maneira perspicaz de lidar com certas situações, no caso acredito que essa "inteligência" a qual me refiro se exemplifica melhor dentro do segundo conceito.

Ok, então vamos adiante : Emocional...

Bom, emoção pra mim tem a ver com sentimentos, o fato de sentir, perceber ou nutrir variadas emoções, ah, sei lá, eu acho que é isto...

Então juntando as duas coisas concluo que....

Inteligência emocional é quando lidamos com as nossas emoções usando acima de tudo a razão para não haver sofrimento, conflito ou algo parecido.... vago esse conceito não é ?!

Acho que as pessoas mais frias e calculistas possuem mais inteligência emocional do que aquelas que se inflamam facilmente e acabam se deixando levar pelo calor do momento.

Bem, depois de fazer minhas divagações darei uma pausa para pesquisar...

Ok, resultado mais do que resumido da minha pesquisa :

"Inteligência Emocional - quando as pessoas administram sua emoções com equilíbrio, prudência usando a intuição para tomarem qualquer tipo de decisão com o intuito de alcançar seus objetivos. Diferentemente da inteligência lógica e racional a inteligência emocional passa por um processo de auto conhecimento que se materializa nas atitudes e comportamento social de extrema importância para o desenvolvimento humano."

Conclusão :

Inteligência emocional não é algo tão ruim como pensei a princípio, de certa forma ela nos traz muitos benefícios, o difícil é saber usá-la no momento que assim exige, eu por enquanto estou apenas exercitando minha inteligência emocional quem sabe um dia eu chego lá, ou não ! ou nunca ! ou talvez !


Nenhum comentário:

Postar um comentário