sexta-feira, 24 de julho de 2020

"Às Favas"

Ainda estou matutando sobre a besta humana do Paulo Honório....

Sei que na década de trinta a sociedade se apresentava mais convencional e arcaica, sei que as mulheres eram subjugadas, baixavam a cabeça com resignação e ficavam caladas.

O que mudou nestes 90 anos ?!

Atualmente o que mudou é o que ouvimos falar, pois hoje em dia se nomeia tudo, agressão, assédio, abuso, feminicídio, só não mudou o que ainda acontece, pois acredite, acontece, tal qual acontecia a noventa anos atrás, a diferença é que cumprimos as ordens de boca bem aberta, esbravejando nossos direitos, mas cumprimos obedientes, caso contrário apanhamos, nos matamos ou nos matam, no sentido real ou no sentido figurado, triste isso não é ?!

Continuo a mesma feminista de araque, fazendo tudo como manda o figurino, mas digamos que melhorei bastante, digo, melhoramos, pois a melhora foi em conjunto. Acho que com o passar dos anos amadurecemos, ou será que a fruta ficou passada e desinteressante ?! Será que temos que esperar pacientemente murcharmos para que tudo se assente?!

Temos aí algo para se pensar e refletir, mas também pra quê tanto empenho em se martirizar, o melhor não é ser feliz ?!

Me veio agora a lembrança de uma frase deveras machista :"Homem feliz Lar Feliz"

E a minha vontade é de mandar todos às favas !

Assisti certa vez uma entrevista com a Zélia Gatai sobre seu relacionamento com Jorge Amado e uma frase ficou guardada na minha memória, ela dizia o seguinte : "se ele deixou a toalha molhada sobre a cama, recolha a toalha, por que brigar por bobagens com coisas que não vão mudar nem fazer diferença ?!"

Pois é ! mas a Zélia era de outra época, estava totalmente inserida nos moldes. Não podemos culpá-la assim como não culpo minha mãe que esquentava as meias à ferro para que meu pai as calçasse quentes nos dias frios.

O homem que se deixa levar pela própria insegurança é o mais infeliz dos homens e ao invés de amargá-la sozinho leva consigo sua companheira, sua família.

Eu mesma já passei por alguns apuros... mas não quero falar sobre isso hoje, amanhã talvez !



***Engatei outro livro de Graciliano Ramos - "Caetés".


Nenhum comentário:

Postar um comentário