quinta-feira, 9 de maio de 2024

"Sobre Minha Filha" - Kim Hye-jin

Sétimo livro do ano de 2024 :

Sobre Minha Filha da escritora sul-coreana Kim Hye-jin


Minhas impressões sobre o livro :

O que é um livro se não uma história muito bem contada, uma história de vida que poderia ser minha, sua ou de qualquer outra pessoa?! Alguém certa vez comentou que os leitores não estão interessados em saber da sua vida (escritor) e que livros autobiográficos não são bem aceitos a menos que você seja uma celebridade que gere algum interesse, não concordo, histórias são histórias, algumas mais intensas que outras mas,  a grande sacada é de como foram transcritas para o papel.

Aqui neste romance a escritora Kim Hye-jin aborda alguns assuntos atuais e pertinentes como a velhice, solidão e a homossexualidade. A história poderia simplesmente se resumir nesse tema, homossexualidade, mas a narrativa é muito mais profunda e reflexiva. Não é um livro que levanta bandeiras, mesmo porque o ponto de vista de quem conta a história em primeira pessoa é a mãe, uma mulher que passa dos sessenta anos que vive angustiada pelas escolhas da filha, escolhas que ela não consegue entender e muito menos aceitar. 

Há uma parte do livro que me tocou profundamente, ei-la :

"A partir de certo momento, comecei a pensar que sou incapaz de mudar alguma coisa neste mundo. Mesmo agora, nesse momento, aos poucos estou sendo empurrada para fora do tempo. Toda e qualquer mudança requer um grande esforço da minha parte. E, apesar de muito esforço, as mudanças são mínimas. Não importa se boas ou não. Tudo o que resulta das minhas escolhas passam a fazer parte de mim. E o resultado dessas escolhas sou eu. Mas a grande maioria só percebe isso quando é tarde demais. Lamento o tempo que perdi esticando o pescoço para bisbilhotar o passado, o futuro, tudo o que não faz parte do presente e, por isso, é inútil. Talvez esse tipo de arrependimento ou lamento caiba somente aos velhos, que já não têm muito tempo pela frente. Nunca sei explicar esse tipo de coisa."....

Ao término do livro chorei, chorei e me questionei de várias maneiras e fiz também algumas reflexões, há coisas que eu também não sei explicar, só sei sentir...




 Muito bom o livro, recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário