sábado, 8 de janeiro de 2022

A História da Família "Coelho" - Parte lll

Acho que o grande protagonista da nossa história foi sem dúvida meu avô Zé Coelho, sem a sua audácia, quiçá falta de escrúpulos em aceitar  barganhar sua égua por dona Felicidade não estaria eu aqui contando todas estas histórias sobre a nossa família. Então vamos a ela.

Sobre os meus Bisavós Paternos : Ana e Virgílio, pais do meu avô Zé Coelho

A descendência de Ana e Virgílio Coelho talvez fosse Européia, digo isto porque há indícios de que Ana era portuguesa e uma de suas filhas nasceu na França antes de virem para o Brasil, os demais filhos eram todos brasileiros.

Sá Donana como era chamada casou-se com Virgílio Coelho e tiveram 7 ou 8 filhos mas apenas seis deles vingaram, sendo que uma das meninas nasceu na França, não sei dizer se na ocasião estavam apenas de passagem ou se havia algum parentesco por lá, o que me foi informado é que logo depois vieram para o Brasil onde fixaram residência em Belo Horizonte - Minas Gerais, final do século XIX

Os filhos de Sá Donana com Virgílio eram :

América

José Coelho

Conceição

Guiomar

Geraldo

Iaiá.

Todos os filhos permaneceram em BH exceto Zé Coelho que anos mais tarde veio morar em São Paulo.

Informações sobre os irmãos de meu avô :

Pessoalmente conheci quatro deles em ocasiões distintas. Lembro com nitidez que certa vez meu pai foi de carro a um hotel no centro de São Paulo buscar tia América e tia Iaiá para levá-las a Solemar afim de que ambas conhecessem o mar. Pegamos um final de semana horrível, o mar estava de ressaca e as ondas chegavam próximas as ruas, havia barrancos de areia e uma vegetação rasteira e espinhosa, não sei precisar quantos anos eu tinha, era pequena e por acidente uma onda forte me derrubou, senti o desespero de morrer afogada e o salgado da água na minha garganta quando um braço forte me resgatou. Talvez este acontecimento tenha fixado tia Iaiá e tia América na minha memória.

Com quinze anos eu e meu irmão Reinaldo tivemos a oportunidade de conhecermos Belo Horizonte, foi tia Luzia que nos levou a conhecer Tia Conceição casada com Júpiter casal com grandes posses e Tio Geraldo casado com dona Guiomar, homônima de sua irmã, que também era Guiomar. Geraldo morava próximo de tia Luzia e tio João, era marceneiro e fazia trabalhos artísticos em marchetaria, expunha suas peças numa feira de artes e artesanato que acontecia todos os domingos na Praça da Liberdade, foi nesta feira que fomos apresentados ao tio Geraldo e pude me encantar com a riqueza de seus trabalhos em marchetaria.

Acredito que Sá Donana e seu Virgílio Coelho não eram pobres, todos os filhos eram mais que simplesmente alfabetizados, todos sabiam tocar algum instrumento, há notícias de que Conceição tocava violino muitíssimo bem. Talvez o fato da condição financeira ser relativamente boa explique ou justifique o comportamento de empáfia que meu vô Zé Coelho manteve e nutriu por toda sua vida.



......continua.......

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário