sexta-feira, 19 de abril de 2024

"A Polícia da Memória - YoKo Ogawa"

 A Polícia da Memória - Yoko Ogawa - Quinto livro do ano 2024


Minhas impressões :

Ultimamente estou dando preferência para os escritores asiáticos, talvez o motivo seja o meu envolvimento e curiosidade sobre esta cultura tão diferente da nossa.

Pois bem, falando deste livro em particular : não gostei e vou tentar argumentar a minha insatisfação.

Sobre a história :

A trama acontece numa ilha isolada do Japão. Lá, "as coisas" vão sumindo gradualmente sob as ordens do governo. Quando se estabelece que algo deixará de existir, todos, sem exceção, deve se desfazer do objeto. Por exemplo, se o governo diz que as rosas, uma caixinha de música ou qualquer outro bem material deve ser eliminado todos os moradores da ilha deve imediatamente se desfazer daquele bem. Para isto existe uma "polícia" que vai controlar o sumiço das coisas. E assim, todas as pessoas, à princípio contrariadas, depositam no rio aquele bem que outrora lhes era tão precioso. Passado alguns dias as memórias em relação ao tal objeto vão sumindo gradativamente até chegar o momento em que não serão mais lembradas, esquecidas ao ponto de nunca terem existido de verdade. Só que nem todas as pessoas tem a mesma capacidade, muitas preservam suas memórias clandestinamente e são perseguidas e extinguidas pela polícia da memória.

Ok, até aí parece ser uma boa trama de ficção, então o que me decepcionou ?!

Acho que foi o envolvimento dos personagens, esperava algo mais profundo deles e o final, bem, não vou dar spoiler mas, pra mim foi decepcionante. Faltou uma mensagem mais positiva, não sei dizer, concluo apenas que o livro não me agradou.

Posso indicar o livro por curiosidade, quem sabe sua opinião diferencie da minha, pode ser, por que não ?!





Nenhum comentário:

Postar um comentário