domingo, 8 de outubro de 2017

Diário de Viagem III - Pontos turísticos:"Berlim"



 Memorial ao Holocausto

Impressionante a construção, são cubos de concreto com tamanhos diferentes, parece um labirinto, silencioso e triste, me disseram que se fizéssemos um minuto de silêncio para cada vítima do holocausto, ficaríamos onze anos sem dizer uma só palavra, acho que não preciso dizer mais nada.












Portão de Brandemburgo


Gigantesco, um marco para a cidade de Berlim, o portão dividia as duas Alemanhas Ocidental e Oriental. Sobre ele a Quadriga (carro puxado por quatro cavalos), escultura que foi restaurada após a reunificação das Alemanhas. Esse monumento e o entorno dele são pontos turísticos obrigatórios e não importa o horário, se de dia ou a noite, os registros são verdadeiros cartões postais de tão lindos.




Catedral de Berlim


 Maior igreja protestante de Berlim, sua arquitetura é belíssima, em frente um jardim onde as pessoas se reúnem para relaxar ou simplesmente contemplar.









Igreja Bombardeada

Essa igreja foi totalmente destruída na 2ª grande guerra, ela representa um memorial para a paz e reconciliação. Sobrou muito pouco dela, ao lado construíram uma nova igreja com paredes de vitrais coloridos em tons de azul, uma construção moderna fazendo um contraponto com a igreja quebrada. Ambas com estruturas e significados distintos mas de extrema beleza.


A esquerda a igreja antes do bombardeio e a direita o que sobrou dela.








 Essa é a igreja nova com suas paredes de vitrais azul, arquitetura moderna.


Bebelplatz 

Essa praça se localiza próximo a Universidade Humboldt, ali fizeram um monumento subterrâneo para lembrar o triste episódio da queima dos livros pelos nazistas. Exatamente no chão um quadrado de vidro onde se vê prateleiras brancas sem um único livro, esse espaço vazio me levou a um momento de pura reflexão. Com a guerra perde-se tudo, a dignidade, identidade ...tudo. Não é só o vazio nas prateleiras me deu um vazio no coração.




Parlamento

Um dos lugares mais incríveis pra ser visitado. A visita é gratuita mas tem que ser agendada, há uma revista para entrar, normal para os dias atuais. A cúpula é toda de vidro com rampa em espiral onde se avista a cidade num ângulo de 360°, seu topo é aberto e no centro painéis de espelhos recortados. Arquitetura muito arrojada.  Imperdível.














Ponte de Oberbaum

Ponte que fica sobre o rio Spree, com uma visão privilegiada da cidade. pertinho do muro de Berlim. Dizem que a noite é ainda mais bonita. Não tivemos a oportunidade, uma pena!



Muro de Berlim

O muro foi construído após a 2ª guerra mundial separando Alemanha Oriental da Ocidental. Em 1989 houve sua queda e hoje transformou-se num marco: "East Side Gallery" abrigando inúmeras obras de artistas do mundo inteiro. A que mais simboliza a queda desse regime separatista é "O beijo" do pintor russo Dmitri Vrubel.





O beijo obra mais visitada.






Charlote e Aline


Torre de Berliner

Além de ser a torre das telecomunicações é também um observatório com restaurantes e cafés.
Ela pode ser avistada de qualquer ponto da cidade de tão alta que é. Não subimos mas acredito que sua vista é de tirar o fôlego. Fizemos apenas registros externos.











Escultura de Karl Marx e Friedrich Engels

Impossível ir para Berlim e não visitar o monumento dedicado ao pai do comunismo.
A escultura em bronze de Karl Marx está localizada próximo a praça Alexanderplatz.




DDR Museum

As siglas Deutsche Demokratische Republik , era o nome oficial da Alemanha Oriental em alemão.
Localizado as margens do rio Spree, esse museu totalmente interativo nos apresenta o cotidiano das famílias alemãs. O partido comunista determinava não somente como era a vida política e econômica, mas também interferia muito na vida privada das pessoas.
São vários espaços organizados por áreas : moda, cultura, produtos DDR, moeda, política, educação... com espaços totalmente interativos, tem até um apartamento mobiliado mostrando como viviam de fato essas famílias.
 Na época havia apenas um único modelo de automóvel, o Trabant ou Trabi, deu até para sentar no carrinho e simular um passeio pela cidade.
Essa visita foi enriquecedora tanto pela curiosidade quanto pela parte histórica. Valeu muito a pena.

Gavetas interativas

Produtos DDR

Moda da época

Simulação com o Trabi

Esporte time de futebol alemão

Férias praia de nudismo

Aparelhos de comunicações

Escola primária

Escola primária

Simulação de interrogatório

Cela 

Escritório

Roupa militar

Cozinha

Máquina de escrever

Estante da sala TV

Som da sala de estar

Nós











Conclusão :

Berlim é uma cidade grande que não para de crescer, a parte histórica e os pontos turísticos são bem preservados nos remetendo sempre a um momento de reflexão.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário