terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

"Questões Matrimoniais"

Eu era a noiva e o cabelo já estava esticado e duro de tanto laquê, a maquiagem era  "nude" como dizem hoje em dia, tão suave que nem parecia estar maquiada isso porque eu mesma me maquiei, tudo para economizar uns tostões. O vestido eu mesma desenhei, vestido simples sem muitos adornos bem diferente do que se usava na época estilo "bolo de noiva", rodado, com camadas infinitas. Estava tudo do meu jeito, não do jeito que sonhei porque de verdade nunca sonhei, o fato é que quando estava prestes a colocar o vestido ouvi a seguinte frase da costureira: "No casamento o fardo maior fica para as mulheres, sempre levamos a pior", diga-se de passagem que ela não foi nada sutil para o momento, mas nada do que disse me surpreendeu porque bem lá no fundo estava prestes a comprovar na prática o que já sabia decor e salteado na teoria.

Casamento é um "sonho" cada vez mais raro, cada vez mais caro e a pessoa precisa querer muito pra poder realizar, o triste é que o sonho é de um só, normalmente das mulheres, o outro está ali de comparsa pra não ser tachado de "desmancha prazeres", entra na canoa furada e vai tirando a água com um balde pra não afundar.
Que me desculpem as mocinhas sonhadoras e casadouras mas casar é uma grande bobagem, é muita pompa, muito teatro, muito gasto, muito tudo pra muito pouco.

Ah ! Mas e o sonho ?! O amor ?! As estrelinhas reluzentes ?!
Na era do imediatismo o que vale é o momento, então está tudo certo, vai fundo e seja momentaneamente feliz, só lembrando que a festa acaba e as luzes se apagam (não sou amarga, sou realista).

Tudo nessa vida gasta.

O sapato gasta, a roupa fica velha, o carro zero sai da concessionária totalmente desvalorizado com a revisão marcada pra daqui dois anos, enfim, se tudo nessa vida gasta o que dizer dos relacionamentos ?! Sim, também desgastam, alguns em pouco tempo, outros demoram mais, porque alguns costuram, remendam, colam, vão dando um jeitinho aqui outro acolá e assim vai se levando...

Me esforço para entender o "por quê" das coisas...

Aliança por exemplo, "símbolo"... de quê e pra quê ?! Se as pessoas estão juntas, se amam e se respeitam não precisa de "símbolo"... acho uma bobagem.

Aquela frase tradicional ao final da cerimônia "à partir de hoje vocês serão um só", como assim ?!!!! Um só ?! Nunca !!! Na minha concepção cada um é cada um, já começa errado abrindo mão da própria individualidade. "Eu sou eu foi meu pai que me fez assim..."(letra de música).

"A mulher deve obediência ao marido". Oi ?!!! Como é isso ?! *Um capítulo à parte com certeza.

Dormir  na mesma cama... Deus !!!! Quem inventou isso ?!
Todo casal deveria ter camas separadas porque quando estivessem na mesma cama saberiam que aquele momento foi uma escolha um desejo e não uma obrigação.

Essas posturas matrimoniais "tradicionais" deveriam ser mais questionadas. Ah ! mas é tradição ! Sim, já está enraizada no ser humano e como é difícil romper com a tradição.

Questionar a gente pode, a gente deve, essa história que o fardo maior do casamento fica para as mulheres ainda hoje é verdade, questão de cultura, mentalidade, "tradição", mas isso tem que mudar.

Sou uma feminista de araque, em outro *texto vou me explicar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário