quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

"Gênero"

Difícil hétero falar sobre Gênero por que hoje em dia tudo o que se fala sobre o assunto pode ser tachado de homofóbico.
Não me sinto uma pessoa velha e até certo ponto minha cabeça é bem aberta mas isso não diminui os anos que vivi, pois sou sim uma pessoa "antiga na idade".
Me reportando a minha adolescência lembro que era muito complicado explicar para os meus avós essa questão de "Gênero", e olha que naquela época existia apenas homem, mulher, homem que queria ser mulher e mulher que gostava de mulher, hoje eu entendo que eles também eram das antigas.
O que acontece atualmente é que os "Gêneros" se pluralizaram de uma tal forma que não sei mais especificar quem é o quê e do que gostam.
Daí me pergunto "O que é que tenho a ver com isso?"
Nada. Mas é sempre bom falar sobre qualquer assunto.
Não me sinto uma pessoa preconceituosa mas o fato de não entender e a dificuldade em lidar com certas situações me faz sim uma pessoa com "reservas".
 Não seria realmente preconceituosa se agisse  e falasse com naturalidade total. O problema é o medo de magoar ou ofender as pessoas, então fico "cheia de dedos" com dificuldades para me aproximar.
Eu concordo quando dizem que o preconceito vem daquilo que desconhecemos e só vamos entendê-lo com a proximidade desse universo.
 Ser diferente em qualquer sentido já é uma barra, porque bem lá no fundo o que todos querem é ser aceito, por isso essas pessoas se fecham no seu mundo, andando com seus pares, não seriam elas também preconceituosas ? ou só agem assim para se protegerem ?
Penso que vamos entender de "cegos" ou aprender a linguagem dos sinais quando alguém muito próximo estiver nos motivando a buscar esse conhecimento, daí sim rompe-se a barreira do tal do preconceito e passamos a levantar nossas bandeiras.
A sociedade sempre foi egoísta e hipócrita e admirem-se, fazemos indiscutivelmente parte dela, os jovens de hoje serão pessoas das antigas daqui a alguns anos e o preconceito disfarçado de "reservas" sempre vai existir.
Como me referir a uma pessoa próxima e muito querida que decidiu corajosamente se assumir e mudar de gênero ? De verdade não sei.
Poderia chegar e perguntar da forma mais natural possível, mas está muito difícil romper essa barreira.
A questão não é só entender e aceitar é também saber lidar, pois é exatamente aí que está pegando, não "estamos" sabendo lidar, nem de um lado nem do outro.
De uma coisa eu sei, o afastamento é muito triste e de alguma maneira quero muito reverter essa situação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário