quinta-feira, 10 de setembro de 2020

"Música ao Longe" - Érico Veríssimo

 Hã ? Hein ? Oi ?? Como assim ???

Mas qual ?! O livro não terminou ele foi interrompido, cadêêê ?!!!

Impossível ! finalizei o capítulo, fechei o livro e pensei, não vou esperar para ler mais tarde eu preciso saber... retomo a leitura e ???... não tem capítulo, verdade, aquele foi o fim, as páginas seguintes relatam apenas sobre o autor e a história em si, nada além.

Fiquei a ver navios.... me lembrou o filme "E o Vento Levou", que no final, não tem final.... amanhã será outro dia.... ah vá ?!!!

Deixando de lado esta imensa frustração vamos as minhas impressões...

Quem faz o prefácio é o autor, logo de cara ele se desculpa, diz que o livro foi escrito às pressas só para participar de um concurso, bem, primeiro que não achei certo o autor falar mal do próprio livro assim logo de cara, mas entendi sua justificativa, qual pai gosta de ouvir criticar os filhos ?! Melhor ele mesmo fazê-lo não é mesmo ?!

Comecei a leitura e pensei, se não foi bom o suficiente para o autor está sendo bom o suficiente para mim pois de imediato a história me envolveu. Que bom que Érico Veríssimo escreveu para nós, rélis mortais, pouco entendidos de literatura, facilitou bastante meu entendimento. Ah, diga-se de passagem, bom ou ruim ele ganhou o tal prêmio de literatura com esta obra.

Clarissa é uma jovenzinha de 16 anos, professora, vive na cidade de Jacarecanga, vem de uma família tradicional gaúcha, cuja importância se desfez gradativamente ao longo dos anos. O autor faz a narrativa acrescentando as particularidades do ponto de vista desta personagem feminina através do seu diário. Clarissa relata suas memórias de infância e também sua rotina atual a decadência financeira e moral dos membros da família. Ela é romântica e apaixonada por versos, acredita no amor mas não o reconhece por não tê-lo vivenciado até então. Fixa-se nos versos do seu autor preferido, Paulo Madrigal, que diz que o amor que a gente ainda não sabe que é amor, parece uma música ao longe.

Bem, não vou contar a história, perderia todo interesse e a graça, mas deixo o livro como sugestão, embora este romance não seja o mais famoso de Érico Veríssimo, é sim uma excelente leitura.

Particularmente adorei o livro e como não teve final farei como no filme "E o Vento Levou", deixarei por conta desta minha fértil imaginação ! Dou-lhe o final que me aprouver.




*Leia e depois me conta ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário