quinta-feira, 4 de outubro de 2018

"Senta que lá vem a história..."

Itaquera é um bairro da periferia de São Paulo que conheci em 1981 com 21 anos de idade, antes disso conhecia o bairro apenas pela sua má fama, pois todo mundo dizia que em Itaquera só havia índio, fazendo alusão ao seu nome de origem indígena, por isso foi grande a minha surpresa quando desembarquei do ônibus naquela manhã de abril e dei de cara com uma paisagem bucólica quase interiorana, uma igrejinha no centro de uma praça limpinha e ao seu redor casinhas muito bem cuidadas, só aí me dei conta  de como o meu "pré" conceito sobre o bairro estava equivocado, Itaquera não era nada daquilo que havia imaginado ( não levei nenhuma flechada) rsrsrsrsss
Estávamos a caminho da 5ª DE delegacia de ensino da Zona Leste onde eram distribuídas as aulas remanescentes das escolas onde ninguém queria lecionar, fossem elas pela má fama ou pelo fato de serem mais periféricas ainda, localizadas como dizem os populares: "onde Judas perdeu as botas".
  Por isso minha esperança era grande em conseguir algumas salas para lecionar, questão de vida ou morte e sem exagero, pois precisava muito trabalhar para pagar os meus estudos e caso isso não ocorresse seria obrigada a parar.
A ordem dos professores que eram chamados a mesa para escolher as aulas se dava através do número de pontos que cada um possuía, como minha experiência era pouca os meus pontos também não eram muitos, portanto fiquei para o final daquela fila imensa de professores que foram escolhendo as escolas mais bem localizadas.
E aquele quadro negro cheio de referências de inúmeras escolas foi se extinguindo apagando-se uma a uma e me deixando cada vez mais apreensiva, sem muitas opções e sem muitas esperanças, até que chegou a minha vez.
Inexperiente e muito necessitada fiquei observando o nome e o endereço das seis míseras escolas que restaram naquele bendito quadro negro. Na bancada os supervisores de ensino já um tanto impacientes e bufantes querendo que tudo aquilo acabasse o quanto antes me questionavam: "como é não vai escolher?" e eu ali pressionada, olhando pra aqueles nomes numa dúvida cruel, rezando muito pra fazer a escolha certa e mais tarde não me arrepender.
Foi quando se ascendeu uma luz e li no quadro negro :E.E. "Prof Mozart Tavares de Lima" Jardim Vila Carrão.
Estava salva !!!!! Primeiro porque me apaixonei de cara pelo nome "Mozart", lindo nome, forte, com sonoridade, enchia a boca pra falar "Mozart" e segundo me julgando muito esperta usei a minha lógica, gosto da "lógica", nem pareço professora de arte, mas a lógica pra mim faz todo sentido, então fiz a seguinte relação: morava no Tatuapé, perto dali tem um bairro chamado Vila Formosa e encostado nele outro bairro chamado Jardim Vila Formosa, então usando a minha "lógica" pensei, Jardim Vila Carrão deve ficar do lado da Vila Carrão que é do lado do Tatuapé,  próximo da minha casa, enfim estou salva, saí da D.E. toda feliz com o papel que me outorgava 16 aulinhas no período vespertino na E.E. Prof "Mozart Tavares de Lima" localizada no Jardim Vila Carrão.
Só não contava que a minha lógica poderia estar equivocada e esse "deve ficar perto de" me sabotou completamente, indo parar onde Judas perdeu as meias já que as botas ele perdeu um pouco antes.
Enfim fui parar na...... (censurado).




* Tem continue.... rsrsrsrsrsss 

Nenhum comentário:

Postar um comentário